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Como combater os excessos alimentares

 

Durante todo o ano são vários os momentos que desafiam as regras de uma alimentação equilibrada e podem levar a excessos. A boa notícia é que é possível resistir, se fizer as escolhas certas. Siga os nossos conselhos.

 

 

Seis mil calorias. É quanto ingerimos num dia de festa alerta a British Dietetic Association (BDA). Triplicar desta forma o número de calorias diárias necessárias pode refletir-se num aumento de peso superior a dois quilos. Mas durante todo o ano são vários os momentos que desafiam as regras da alimentação saudável – festas de aniversário, almoços de negócios, reuniões familiares ou de amigos, férias – e que conduzem a excessos. O importante é delinear estratégias simples para aproveitar os bons momentos de forma saudável e sem culpas.

 

Principais armadilhas

 

Nem só os doces são os culpados dos erros alimentares em contexto festivo, há outros alimentos a consumir com moderação. As bebidas alcoólicas, como o vinho, cocktails ou licores, podem não encher tanto o estômago, mas “pesar” mais do que uma fatia de bolo. Estima-se que um grama de álcool contém sete calorias (ao contrário das quatro calorias presentes na mesma quantidade de açúcar), o que torna estas bebidas opções a consumir apenas com moderação. O pão, presente à mesa desde o início, deve ser evitado, bem como os frutos secos. Embora as nozes ou amêndoas sejam um snack saudável se consumido em pequenas porções, como ingrediente de bolos assumem sobretudo um papel calórico.

 

Minimizar os danos

 

É importante manter os bons hábitos alimentares e de prática física mesmo nas férias ou períodos mais festivos. Por isso, tome sempre um bom pequeno-almoço (ajuda a sentir-se saciada durante o dia), faça pelo menos uma caminhada e ingira a dose de cinco frutas e legumes recomendada, por dia. Se prevê um risco de “derrapagem” na dieta, antecipe-se e compense com um acréscimo na frequência da sua atividade física (passe a ir ao ginásio três vezes por semana em vez das duas habituais).

 

Truques que resultam

 

Seja qual for o evento surgem sempre os suspeitos do costume – fritos, molhos, maioneses, bolos recheados de creme ou chantilly – por isso, já que não pode controlar a sua presença, controle a sua atitude à mesa. Por exemplo, cerca de uma hora antes de uma festa, coma um snack (iogurte ou peça de fruta) para evitar a sensação de fome. Durante a refeição mastigue os alimentos pausadamente – irá saboreá-los melhor e estimular o centro de saciedade (no hipotálamo) ao mover o maxilar -, respire pelo nariz e pouse os talheres entre garfadas. Se é fã de doces consuma-os logo após a refeição, pois é o momento em que os açúcares simples são menos absorvidos pelo organismo e em que a saciedade contribui para a moderação. Se a oferta de sobremesas é grande e não se quer privar de nada experimente este truque: componha um pratinho de degustação para provar um pouco de tudo, mas não repita.

 

Alternativas saborosas

 

Comece a refeição por uma sopa de legumes ou salada e no prato principal dê protagonismo aos legumes. Modere o consumo de bebidas alcoólicas e prefira ingeri-las à refeição. Beber um copo de vinho ao jantar e água durante o resto da festa é uma boa opção, já os refrigerantes devem respeitar a mesma regra de moderação. Se é fã de doces, aprenda a identificá-los, pois nem todos têm o mesmo risco. Gelatina, leite creme ou arroz doce (sobretudo se preparados com leite meio-gordo e pouco açúcar) podem ser boas opções. A salada de fruta é outra alternativa, de preferência natural e com fruta local. Incluir frutos em calda, tropicais e sumo ou açúcar retira-lhe boa parte do valor.

As festas são um momento propício aos excessos alimentares que prejudicam a saúde, o bem-estar e podem levar ao aumento de peso. Moderar o consumo de alimentos, evitar certos erros e fazer boas escolhas à mesa permite usufruir destes momentos de convívio sem sacrifícios e nem sentimentos de culpa.

 

Conteúdo cedido pela AdvanceCare.

 

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